segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atividades do módulo I - TICs


Atividade 1.2 25/5/2011
O professor de hoje além de ter domínio de conteúdo deverá ter uma visão ampla sobre situações pelas quais poderá ocorrer, isto é, o mesmo deve estar preparado a repensar sua prática pedagógica, incluindo as novas tecnologias oferecidas no âmbito educacional, pois é de sua priori fazer com que o educando obtenha tamanha ampliação de seus conhecimentos.
A principio deve-se obter um embasamento informativo sobre tal inovação, logo após passar por um período de adaptação para daí conseguir aperfeiçoar as novas situações ali presentes.
Para tanto cabe ao educador contemporâneo ser flexível, seguro e ao mesmo tempo compreensível com seu educando na aplicação de seu planejamento, ao mesmo. Entretanto, tenho a preocupação em sanar tais dificuldades de forma a ser flexível, compreensível, pesquisadora, buscando sempre novos caminhos para melhor ministrar as devidas aulas.
Procuro absolver da melhor forma possível e me adequar à nova situação, porem exige-se um período especifico para que essa adequação ou aperfeiçoamento ocorra de forma satisfatória. Posteriormente para que haja uma aprendizagem reciclável deve-se fazer um paralelo no antes e no atual, assim podendo ter base do que transformar, do que disponibilizar maior absorção de conhecimento.
Atividade 1.3  25/5/2011
A escola tenta adequar-se cada vez mais as novas tecnologias para propiciar ao educando e educador uma melhor adequação ao mundo tecnológico. De forma avassaladora para serem todos incluídos num mundo encantado, necessário e significativo. O professor aprende num impulso e transmite aquilo que absolveu de forma que signifique uma aprendizagem adequada ao educando. A partir do momento que ele consegue identificar o foco principal ali demonstrado, assim teri-se-a uma visão conceitual do determinado assunto. Quando ministra sua aula, e ainda, numa conversa informal que leva o educando a refletir sobre o assunto exposto. Partindo da motivação de sanar uma curiosidade a ele divulgada no decorrer da aula pela qual lhe foi ministrada. Apesar de que muitas vezes alunos pesquisam na internet por motivos de necessidades educativas e ate mesmo por motivação de um grupo de estudantes em relação ao assunto do momento. Não, pois cabe ao aluno ser um pesquisador em constante atividade. O qual jamais se deve acomodar e sim estar sempre se atualizando. O conhecimento é uma idéia, noção, experiência, discernimento, saber já construído. Já a informação é a comunicação, investigação, crença em algo inserto, modelamento, aconselhamento, um aviso. 

Atividade 1.4

Atividade 1.5

Atividade 1.6  25/5/2011
A webquest significa inovação, trabalhando o conteúdo de forma interativa em forma de pesquisa orientada que os alunos poderão trabalhar em casa, pois se trata de algo não agradável no momento pelo simples fato de os professores não se encontrarem preparados a trabalhar com a ferramenta no cotidiano atual. Portanto é um projeto motivador e chamativo ao aluno, pois tenta conquistar o mesmo através do mundo virtual. Ao criar situações em que influencie o aluno a pesquisar, observar e interpretar assuntos que englobe seu cotidiano, tais como: aspecto social, humano, político, cultural e natural que o rodeia estará lhe dando a oportunidade de crescer socialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário